NAPI Biodiversidade

Tudo aquilo que vemos ao nosso redor é o que compõe a biodiversidade. Ela é a nossa maior provedora de bens e produtos e seu conjunto engloba as simples moléculas, as complexas populações e os ecossistemas. Por oferecer ao ser humano tudo o que ele necessita para sobreviver, a biodiversidade vem sendo constantemente degradada. A busca desenfreada por recursos e matéria prima tem afetado a conservação e preservação do nosso meio, sendo necessária a busca por alternativas que revertam essa realidade. 

 

Assim, surge o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) em Biodiversidade, que é composto pela conexão entre três Arranjos: o NAPI Biodiversidade: Recursos Genéticos e Biotecnologia; o NAPI Biodiversidade: Serviços Ecossistêmicos; e o NAPI Biodiversidade: RESTORE. Todos têm o objetivo de propiciar pesquisas e estudos que visem à manutenção da biodiversidade, bem como chegar a resultados que colaborem com novas ações e iniciativas para a sua proteção e valorização.

 

Esses três NAPIs caminham juntos, formando um único Arranjo, já que possuem metas que levam ao mesmo objetivo e suas temáticas se conectam e se complementam. A preservação de nossas florestas não consegue se desenvolver plenamente sem contar com a manutenção de todos os nossos serviços ecossistêmicos e estes, por sua vez, precisam estar em contato com os avanços biotecnológicos para prosperar. Todos eles juntos formam a biodiversidade e, por isso, estão lado a lado na busca por sua proteção.