As pesquisas e tecnologias são desenvolvidas pelos cientistas do NAPI
As mudanças climáticas são um tema recorrente dentro das pesquisas e projetos desenvolvidos pelo NAPI Biodiversidade, já que é uma das preocupações mais urgentes e atuais no nosso planeta! Uma das formas de barrar, retardar ou mitigar os efeitos dessas mudanças são as Soluções de Baixo Carbono. Trata-se de tecnologias e técnicas desenvolvidas e projetadas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), como o dióxido de carbono (CO2).
O Arranjo possui diversos estudos voltados para essa temática e, por isso, os NAPI Biodiversidade: RESTORE e o NAPI Biodiversidade: Recursos Genéticos e Biotecnologia receberam, cada um, uma homenagem pelas contribuições na Certificação ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os professores e pesquisadores Lindamir Hernandez Pastorini, Mariza Barion Romagnolo, Armando Pomini, Julio Polonio e Melyssa Negri participaram da solenidade representando os Arranjos e suas conquistas.

Professoras Lindamir Hernandez Pastorini e Mariza Barion Romagnolo recebendo as homenagens
A entrega ocorreu no dia 8 de maio, durante o evento “Soluções de Baixo Carbono nas Universidades”, organizado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD), Reitoria da UEM, pelo Escritório de Projetos e Processos (EPP) e pelo Comitê Gestor Ambiental (CGA). Além do NAPI, outros 69 projetos foram homenageados, além de serem reconhecidos pelos selos Social Maringá, ODS Educação, Certificação ODS e ImpactAcim. O objetivo foi celebrar e impulsionar as Soluções de Baixo Carbono nas Universidades, bem como discutir o compromisso dessas instituições e as estratégias sustentáveis no ensino superior.
O NAPI Biodiversidade também colabora para que a UEM seja detentora do o Selo Ouro do Instituto ODS há três anos consecutivos. Além disso, é a única universidade do Paraná a receber o Selo Clima Paraná em 2024, pelo trabalho de enfrentamento às mudanças climáticas e no cumprimento de critérios rigorosos relacionados à emissão de gases do efeito estufa.
“A homenagem significou um reconhecimento das atividades desenvolvidas, que estão relacionadas aos objetivos ODS, contribuindo para o combate às mudanças climáticas e consumo e produção responsáveis. A homenagem é um incentivo e reconhecimento do esforço dos pesquisadores e todos os envolvidos para o desenvolvimento sustentável e uso responsável da biodiversidade”, afirma Lindamir.