O projeto foi desenvolvido pela equipe do Conexão Ciência – C²
A parceria entre os pesquisadores do Paraná e da Austrália está dando o que falar! Mais uma vez, o NAPI Biodiversidade foi destaque no Conexão Ciência – C², plataforma que promove a divulgação científica de projetos e avanços no Estado paranaense.
A matéria “Paraná e Austrália unidos em prol da biodiversidade” descreve a visita dos ecologistas alemães, que atuam na Austrália, doutor Julian Schrader e doutora Cornelia Sattler. Eles aproveitaram a viagem para também entrevistar os pesquisadores do NAPI Biodiversidade para o canal de ciência EcolClips. Você pode conferir tudinho sobre essas conversas acessando “Ecologistas australianos promovem palestra no Paraná”.
Mas os pesquisadores, que já são chamados de australianos, não ficaram apenas atrás das câmeras e responsáveis pelas perguntas. Afinal o papel também se inverteu para eles participarem do mini-doc produzido pela equipe do C², “Explorando a biodiversidade: cooperação científica entre Brasil e Austrália”, que captou alguns momentos da expedição dos pesquisadores pela Mata dos Godoy, um dos últimos grandes remanescentes de floresta estacional semidecidual do Paraná.
Além disso, a matéria também conta com a participação do coordenador do NAPI Biodiversidade: RESTORE, doutor Halley Caixeta de Oliveira, que comentou sobre as pesquisas desenvolvidas dentro do Arranjo e todos os avanços obtidos até o momento, como por exemplo, as respostas positivas ao incremento do biopolímero em espécies nativas da Mata Atlântica, aumentando as expectativas no que tange à conservação do bioma.
Ainda, descobrimos que os cientistas do NAPI Biodiversidade, doutores Marcos Carlucci e Victor Zwiener, juntamente com os australianos, vão fazer estudos de modelagem de como a distribuição de espécies de araucária devem ser afetadas diante de diferentes cenários de mudanças climáticas.
Vamos conferir essas participações no mini-doc?