NAPI Biodiversidade: RESTORE é destaque no C²

As matérias abordam sobre novas tecnologias que auxiliam plantas na tolerância à seca na Mata Atlântica.

O Conexão Ciência – C² é uma plataforma de divulgação científica, que aborda pesquisas e avanços desenvolvidos nas universidades do Estado do Paraná. Nesta semana, foram publicadas duas matérias sobre as inovações e estudos realizados por meio do NAPI Biodiversidade: RESTORE. Os textos, intitulados “O combate à seca tem novos (e incríveis!) recursos” e “Nanotecnologia é uma das tábuas de salvação da Mata”, apresentam aos leitores uma visão geral acerca de tudo aquilo que está sendo produzido pelo Arranjo e também conta com explicações do coordenador do projeto, professor doutor Halley Caixeta de Oliveira. 

 

As matérias trazem as diversas soluções baseadas na natureza desenvolvidas pelos pesquisadores do NAPI, que colaboram para que espécies vegetais – em especial, as mudas – tenham maior tolerância à seca que ocorre na Mata Atlântica. Esta é uma das maiores causas das mortes da vegetação desta importante floresta, uma vez que as plantas não possuem no solo a água e os minerais necessários para o seu enraizamento e crescimento. 

 

Em entrevista ao C², o coordenador do projeto conta que estão sendo desenvolvidas tecnologias com microrganismos, nanotecnologias, biomateriais – como espumas, hidrogel e tubetes -, biopolímeros e fungos! São diversos recursos disponíveis no próprio meio ambiente que tem o seu potencial aumentado significativamente para a preservação e conservação da natureza. 

 

O professor Halley ainda explica que a expectativa com o NAPI Biodiversidade: RESTORE é desenvolver esses novos materiais seguindo uma perspectiva sustentável, com baixo impacto ambiental e que contribuam para um reflorestamento bem sucedido, auxiliando tanto no plantio e crescimento de diversas espécie arbóreas, como também na melhoria da qualidade do solo. 

 

Para entender um pouco mais sobre essas incríveis técnicas desenvolvidas, acesse as matérias completas no site do Conexão Ciência – C²: “O combate à seca tem novos (e incríveis!) recursos” e  “Nanotecnologia é uma das tábuas de salvação da Mata Atlântica“.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *